Assessores parlamentares recebem treinamento para uso do ‘Câmara Digital’

 












Assessores de gabinete dos vereadores participaram, nesta quinta-feira (9), do curso ‘Câmara Digital’, realizado na sala de informática, pela Escola do Legislativo Vereadora Léa Alencar Antony. O treinamento visa mostrar o sistema informatizado que permite a gestão eletrônica de documentos do Legislativo, em especial ofícios, requerimentos, comunicados e projetos de lei para total implantação da Norma Ambiental — ISO 14001, cujo objetivo é abolir em 100% o uso de papel nos trâmites internos da Casa Legislativa.
O curso com duração de quatro horas começou nesta quinta-feira (9), com 40 alunos, divididos em duas turmas com 20 participantes. A primeira, pela manhã, no horário de 9h às 12h, e a segunda turma  à tarde, de 13h às 17h. O treinamento termina nesta sexta-feira (10), com outras duas turmas de 40 alunos, em um total de 80 participantes.
O treinamento é voltado especificamente para os novos servidores dos gabinetes para o aprendizado de todos os trâmites dos processos digitalizados da Câmara, como memorandos circulares, ofícios, controle de Verba de Gabinete, entre outros documentos a serem enviados e recebidos pelos gabinetes e outros setores da Casa e faz parte do processo da Norma Ambiental, implantado na Casa ano passado.
As aulas estão sob a coordenação do gerente do Departamento de Informática, Joney Ricardo, que ressaltou que o ‘Câmara Digital’ é o sistema que move toda a documentação existente na Casa e, por isso, a importância do aprendizado pelos novos servidores.
“A ideia é treinar os assessores para a utilização do tráfego de documentos burocráticos da Casa, por meio do módulo Produção de Homologação e, posteriormente, com a entrega do novo módulo do sistema digital, vamos repassar os treinamentos do módulo Legislativo, o qual vai tratar especificamente dos processos das proposituras”, explicou o gerente.
Rodrigo Medeiros, assessor do gabinete do vereador Coronel Gilvandro Mota (PTC), destacou a importância de uma Câmara Digital pelo alinhamento com a Norma Ambiental facilitando os trabalhos práticos do dia a dia dos gabinetes. “Esse processo nos favorece porque tira a necessidade do documento físico, dando mais segurança, eficiência e agilidade no trabalho”, obsevou Rodrigo.
A coordenadora da Escola do Legislativo, Lara Fernandes, destacou que  houve total interesse de todos os assessores de gabinetes na busca de conhecimentos para operacionalizar o sistema ‘Câmara Digital’, com preenchimento das 80 vagas ofertadas para o curso.
“A demanda foi tão grande que vamos abrir mais 80 vagas para os servidores de gabinetes na próxima semana”, garantiu a coordenadora, ao acrescentar que cada gabinete poderá inscrever até três servidores.
Sobre o Câmara Digital
Lançado oficialmente no final de maio do ano passado, o Câmara Digital é um dos programas que fazem parte do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) — ISO 14001:2004, implantado na 16ª Legislatura.
O projeto, que vem sendo implementado há um ano e meio, é fruto do convênio assinado com a Prefeitura de Manaus, com objetivo de minimizar o uso de papel na Casa, além da interação entre a Prefeitura e a Câmara, na tramitação de documentos, tem o sentido de agilidade e dar celeridade aos trâmites de documentos resultando na redução de custo e tempo.
Secretarias e órgãos da Prefeitura de Manaus já estão interligados à Câmara por meio de sistemas digitais, como Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmas), Visa Manaus, Secretaria Municipal de Finanças (Semef), entre outras.

Texto: Valdete Araújo - DIRCOM/CMM
Foto: Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

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