Vereadores e assessores iniciam curso de Técnicas Legislativas na CMM

 










Parlamentares e assessores de gabinetes iniciaram, na manhã desta terça-feira (1º), as aulas do curso de Técnicas Legislativas que visa repassar conhecimento dos processos adotados na Casa Legislativa, normas e regras na elaboração de projetos de lei, além de ensinar os padrões dos documentos adotados na Câmara. As aulas são realizadas, no Auditório Zany dos Reis da CMM, de 9h às 12h, sob a coordenação das diretorias Legislativa e de Comissões e encerram-se na próxima sexta-feira (3).
A abertura do curso contou com a participação dos vereadores Fred Mota (PR), Carlos Portta (PSB), Missionário André (PTC) e Chico Preto (PMN) que, na oportunidade, elogiaram a iniciativa da Câmara.
Carlos Portta ressaltou que ainda está se familiarizando com os processos da Casa e o curso veio para somar seus conhecimentos. “Estou me inteirando dos trâmites dos processos, principalmente no que diz respeito à Lei Orgânica do Município de Manaus (Loman) e o Regimento Interno. O curso vai facilitar para que possamos desenvolver um bom trabalho”, destacou o vereador.
Por sua vez, o vereador Chico Preto, veterano que retorna à CMM, destacou que um bom trabalho é realizado com a competência de uma equipe preparada e qualificada. “A iniciativa da Câmara em compartilhar conhecimentos com os assessores e vereadores para um melhor desempenho dos trabalhos legislativos é louvável”, observou o parlamentar.
No primeiro dia de aula foram repassadas aos participantes as técnicas legislativas para elaboração de Projetos de Lei, Projeto de Resolução, Memorandos, entre outros documentos oficiais adotados pela Casa, além de noções de comportamento no Parlamento, como explicou a diretora legislativa, Evelina Câmara.
 “Os assessores, principalmente os que estão iniciando um trabalho parlamentar na Casa, precisam ter noções dessas técnicas, porque eles são os suportes dos vereadores para desenvolverem melhor suas atividades parlamentares”, ressaltou Evelina Câmara.
Entre os que participaram do curso, está Maria Amélia, assessora parlamentar do gabinete do vereador David Reis (PV), que destacou a importância do treinamento. “O curso é fundamental para o aprendizado dos processos e documentos do vereador e do gabinete, por isso é necessário termos conhecimento, não somente de como são elaborados os projetos e a sua tramitação, mas a elaboração padronizada desses documentos”, completou a assessora, acrescentando, ainda, que o aprendizado trará mais segurança na dinâmica das ações da equipe e do parlamentar.
Da mesma forma, Evandro Marinho, chefe de gabinete do vereador Raulzinho (DEM), disse que o curso só irá acrescentar conhecimentos à equipe para desenvolver melhor os trabalhos, tanto internos quanto externos. “A iniciativa das diretorias da Câmara em nos dar esse apoio técnico é louvável, principalmente para nós iniciantes nesse processo legislativo. O curso só vai aprimorar os nossos conhecimentos”, reconheceu Evandro Marinho.

Texto: Valdete Araújo - DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha e Tiago Corrêa - DIRCOM/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem