Câmara certifica 30 novos agentes de informações turísticas do projeto #UmaNovaEscolha











A Câmara Municipal de Manaus (CMM) realizou, na manhã desta sexta-feira (18), a certificação de 30 adolescentes do curso de Agente de Informações Turísticas dentro do projeto #UmaNovaEscolha, realizado em parceria com o Tribunal de Justiça do Estado Amazonas (TJAM), e ministrado no Poder Legislativo Municipal, por meio da Escola do Legislativo Vereadora Lea Alencar (ELVLA).
A entrega de certificados ocorreu na Sala de Cinema Silvino Santos e contou com a presença do presidente do Poder Legislativo Municipal, Wilker Barreto (PHS), que fez questão levar palavras de incentivo, esperança e otimismo aos jovens que concluíram o curso.
“O nome do projeto ‘Uma Nova Escolha’ é sugestivo. A educação é o caminho para uma vida melhor. Vocês estão na fase de semear e quando formados terão uma profissão”, disse Wilker Barreto ao lembrar aos estudantes e responsáveis presentes ao evento, que o setor turístico tem tudo para crescer no Amazonas.
O presidente ressaltou ter grande expectativa de que essa matriz possa prosperar. “E na hora que essa matriz prosperar, na hora do emprego, esse certificado será o diferencial”, completou. Barreto disse, ainda, aos estudantes que quem apostar na educação como matriz de suas vidas vai se fortalecer.
De acordo com a diretora da Escola do Legislativo, Cristiane Monteiro, de 2015 até agora já foram certificados 420 estudantes nos cursos oferecidos através do projeto. Até o final do ano, mais 60 deverão ser certificados com os cursos a serem realizados, entre eles, o de Assistente Administrativo, que inicia no dia 28 de agosto.
 








Entre os alunos do curso estão adolescentes em situação de vulnerabilidade, indicados pelo TJAM, Conselhos Tutelares, Associações Comunitárias e entidades que trabalham com esse segmento. Os estudantes se disseram agradecidos pela oportunidade. Tafnes Nery Rodrigues, 17, fez questão de agradecer. “A Câmara está nos ajudando a ter mais uma nova chance, uma opção de estudar e conseguir um emprego para ajudar nossa família”, disse.
Rayldo Keven Barros, 15, também disse que a Câmara, a Escola do Legislativo e o Tribunal estavam dando a chance dos alunos a terem ‘Uma Nova Escolha’, de olhar para o futuro e abrirem os olhos.
Já Rogério Barbosa da Silva, 15, avaliou que aprendeu muito no curso e ressaltou os conselhos da professora/instrutora, Natália da Silva Teixeira, da diretora Cristiane Monteiro e das coordenadoras Lara Rúbia e Leorides Magalhães. “Conseguimos superar muita coisa. Agradeço pela oportunidade e queria mais cursos para ter mais habilidade no currículo”, reivindicou.
A instrutora Natália Teixeira salientou que os alunos estão aptos a trabalhar em vários setores turísticos da cidade. “Aprenderam técnicas de atendimento ao turista até sobre os pontos turísticos da cidade e ainda fizeram trabalhos sobre os municípios do Estado com grande potencial turístico. Sem dúvida saem do curso bem preparados e tenho certeza que vão exercer a profissão de forma correta”, avaliou.
O projeto #UmaNovaEscolha tem por finalidade capacitar adolescentes em situação de vulnerabilidade social e que se encontram em conflito com a lei. Desde a sua implantação 2015, já formou 360 jovens, sendo 120 alunos beneficiados no primeiro ano e 240 jovens no ano passado. Com a renovação do convênio este ano com o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), mais 120 adolescentes serão capacitados pelo projeto até o final do ano. Desses 60 já foram certificados.

Texto: Nely Pedroso – DIRCOM/CMM
Foto: Robervaldo Rocha - Dircom/CMM

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Parlamento Jovem define mesa diretora

Neta destaca a importância da homenagem